Alcabrozes

Érêmes Muites, Apanhárêmes Pôque..., Olha!... Safárêmes!!!

quarta-feira, outubro 22, 2003

Um dia na Armona à alguns anos atrás.

Logo após o acordar 4 ou 5 carcaças para atestar! Em seguida o pessoal encontrava-se no Tolas, voltados p’ra Ria. Muito pouco se dizia a essas horas da manhã (10 - 11 da manhã). E para ali ficávamos a mirar as GAJAS, sentados nas cadeiras do Tolas e isso é que o pessoal do Tolas ia aos pimenteiros!!! Só nos levantávamos para ir tomar banho ou ir ver o que chegava no barco da carrêra. Surgia então a palavra chave: “Vamos à da ponte?” E lá íamos nós, ver quem chegava. A nossa grande preocupação era com as GAJAS! Se tudo corre-se bem, elas vinham só com os pais, mas como normalmente acontecia, vinham com 5 pais, os 4 avós, os 25 irmãos, os 3 cães e ainda mais alguém. No entanto não desistíamos, eram sempre identificadas!
Por volta das 12:30 / 13:00 horas lá íamos uns praqui, outros prali e outros pralém, almoçar!
Após o almoço e depois de fazermos as tarefas da casa, levar o lixo, íamo-nos juntado em casa uns dos outros. Eu em especial ia para a casa do Sr. de Óculos, Baixinho (quem se lembra sabe que estou a fazer os sinais da descrição ou contrário), bezerrar! Ele por norma já estava a dormir numa das posições mais incríveis, para se estar a dormir. Deitado no sofá, de perna traçada. Havia também outros que lá ião aparecendo. Até há um episódio do famigerado, Sr. Entope Sanitas!
Assim que conseguíamos convencer o Sr. de Óculos, Baixinho, a sair daquela languidez, lá íamos de novo para o Tolas.
Aí sim era o grande dilema, vamos à Costa ou vamos à Costa?
Quando já tínhamos reunido cerca de 10 pessoas, lá íamos todos! Pelo caminho o costume, uma certa pessoa a armar-se em palhacitu! Pelo caminho a passagem pela casa de alguns para reunir mais tropas, a famosa passagem pelo desvio (ainda hoje a faço) e a chegada aos Belgas. Paragem para comprar água! Em seguida seguíamos praia fora até não se ver vivalma. Para ali ficávamos, banhos de água conversas, mirones, engates, etc...
Por volta das 18:30 – 19:00 horas, de regresso a casa para jantar!
Após o jantar, o mítico encontro na Ponte!!! A grande procura das GAJAS que tinham chegado nesse dia e de novo o nosso amigo palhacitu a fazer das suas. Se tudo corresse como tínhamos esperado, passado pouco tempo já estaríamos a caminho, ou do Recovo ou ca Costa. Por norma era para a Costa. Lá íamos nós mais uma vez passadeira fora, o desvio de novo , etc... Às vezes parávamos logo aí nos Belgas, ou então continuávamos para o Costa Mar, ou para a Barraca do Sousa (estes locais variaram consoante os anos). Quem se tinha orientado já estaria nas dunas, quem não se tinha orientado, estaria na esplanada a conversar, a beber, a comer, ou a ver mais algumas palhaçadas, imaginem de quem? Lá por volta das 2:30, o pessoal começava a dar de debandada.
E assim se concluía mais um dia na Armona! É claro que havia algumas variantes, mas por norma era assim. Que rica vidinha pessoal!

O Incesto

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home