Alcabrozes

Érêmes Muites, Apanhárêmes Pôque..., Olha!... Safárêmes!!!

sexta-feira, outubro 17, 2003

A Onda Gigante

Foi no Verão de 1999 que esta linda história se passou!
Perante o boato acerca da aproximação de uma onda gigante que ameaçava engolir todo o litoral algarvio, as populações ribeirinhas resolveram refugiar-se em sítio seguro. No entanto, houve quem, tomado pelo pânico resolvesse ir mais longe...
Uma conceituada família cascaense que passa todo o período estival na Ilha da Armona, conhecidos como "Os Berinices", ao ouvir na rádio que a tal onda gigante se aproximava da costa, resolveu abandonar à pressa a Ponta do Farol, deixando todos os seus pertences na praia! Com o barco em enorme velocidade entram no Grupo Naval de Olhão e, ao encontrarem um velho pescador que remava pacientemente na sua "chata", exclamaram:
-"Não saias daí não, vais ver o que te acontece!"
Incrédulo, o velho lobo do mar nem respondeu!
-"Não saias daí não, vais ver o que te acontece!", insistiram.
-"Vóces sáben com quén se estã a meter?" retorquiu finalmente o pescador, "Ê sou d'Ólhão, mó!"
Ignorando os comentários mais ou menos jocosos do pescador, os "Berinices" sobem atabalhoadamente para o cais, entram apressadamente nos seus carros e dirigem-se a grande velocidade para o Serro de S.Miguel onde se julgariam a salvo da "catástrofe"!
Escusado será dizer que após descoberto o logro estiveram alguns dias sem saír de casa!
Melhor que os "Berinices" só a nossa amiga Teresa que resolveu amarrar ao corpo garrafões de água vazios com o objectivo de flutuar quando chegasse o aguardada "onda gigante"!
É assim o planeta Armona!
O Net Pulha