Alcabrozes

Érêmes Muites, Apanhárêmes Pôque..., Olha!... Safárêmes!!!

quarta-feira, outubro 15, 2003

Dia da Defesa Nacional

Tenho ouvido falar deste Dia nos últimos noticiários televisivos, mas não me senti completamente esclarecido para fazer qualquer comentário, pelo que resolvi informar-me aqui, e ainda bem que o fiz.
Pelo que ouvi na TV, a convocatória seria feita por carta. Afinal, é feita por afixação em sedes autárquicas, tal como as convocatórias para as inspecções e incorporações militares. Penso que este dado deveria ser melhor divulgado, afim de evitar grandes rombos nos bolsos dos nossos mancebos (já lá vou).
Na TV fala-se em obrigatoriedade. No comunicado fala-se em dever, e quem não cumprir esse dever habilita-se a uma linda coima. É como nalguns estabelecimentos nocturnos, não barram a entrada a ninguém, mas a alguns exigem um consumo mínimo de €50.
Fui um dos poucos (percentualmente falando) indivíduos da minha idade que cumpriu o Serviço Militar Obrigatório, ou Serviço Efectivo Normal, como envergonhadamente o designavam na altura. Compreendo o esforço do Sr. Ministro em querer acabar com este sistema. Compreendo a angústia do Sr. Ministro em querer cumprir o prazo determinado para o seu fim e não ter ainda uma força profissional que o permita. Mas penso que não é com medidas como esta que vai conseguir os seus intentos.
Um jovem obrigado dificilmente será sensibilizado.
Sapo