Alcabrozes

Érêmes Muites, Apanhárêmes Pôque..., Olha!... Safárêmes!!!

sábado, outubro 18, 2003

Carta Aberta à SIC Radical

Exmos. Senhores
Em primeiro lugar, gostaria de felicitá-los pelo excelente canal que produzem.
A SIC Radical soube preencher um espaço que se encontrava vazio no panorama televisivo nacional, ajudada pela democratização que a transmissão por cabo proporcionou, ao possibilitar produzir televisão para públicos minoritários.
Soube recuperar antigas séries que ajudaram a estabelecer a identidade do canal, bem como apostar em programas novos, quer de produção nacional, quer de origem estrangeira.
E é sobre um destes «enlatados» que eu quero falar em particular. Trata-se de The Daily Show with Jon Stewart, um delicioso noticiário alternativo norte-americano. E alternativo é a palavra certa, pois a SIC Radical optou por transmiti-lo (e bem) no mesmo horário em que os canais generalistas transmitem os seus noticiários, não sendo por isso minimamente prejudicada.
Há apenas um senão: a actualidade dos episódios. Apesar de The Daily Show viver bastante de reportagens intemporais, a actualidade também tem importante destaque. É algo confrangedor ver como notícia de última hora algo que se passou há largos meses atrás. Além disso, não é respeitada a ordem cronológica dos episódios.
Não seria possível um acordo com a Comedy Central que permitisse a transmissão dos episódios com um atraso mínimo? Uma semana seria um espaço razoável de tempo. Aqui fica a sugestão.
Outro pedido: para quando a transmissão das míticas séries Parker Lewis e Verano Azul?
Atenciosamente,
Sapo