Uma lufedinha de ar fresque ou a história de como este país é mesmo muito pequenino
Voltei a estudar. Findo o primeiro semestre do mestrado comecei a interrogar-me se teria feito bem em ter voltado à escola. As aulas e os professores pareceram-me incrivelmente chatos, alguns dos colegas despropositadamente competitivos, os mestrados um negócio bacoco para financiar faculdades, a faculdade em concreto um universo estranho e impessoal por comparação com a experiência da licenciatura que ficou para trás há uns anos. Como não sou de desistir continuei. O segundo semestre começou, os novos professores pareceram-me igualmente mais ou menos chatos, os colegas a ver vamos. Pelo meio do marasmo, numa aula de uma cadeira que promete, por entre apresentações de professor e colegas, prendeu-se-me a atenção na cara e na voz de um dos colegas, traços que me pareciam estranhamente familiares sem que eu percebesse bem de onde. Depois lá percebi, mas pensei que fosse só parecença. Uma busca pela net e percebi que afinal não era um sósia, era o verdadeiro, ao vivo e a cores. Pois é, o coleguinha de turma não era outro senão Jacinto Serrão, o ex-presidente do PS Madeira e o protagonista no ido 2004 do duelo com o ordinarote Jaime Ramos no Parlamento Regional, em que o Jacinto se saiu com a fantástica afirmação interrogativa "Antes de vires para o Poder estavas a vender sifões de retrete e andavas de jerico. Agora és milinário. Onde é que arranjaste o dinheiro?"
Bom, julgo que as aulas serão muito mais interessantes tendo presente um aluno com a fibra do Jacinto. Julgo também que serão de evitar debates de ideias com ele. Por outro lado, penso que tenho muito a aprender com o Jacinto, uma vez que ser do PS na Madeira é mais ou menos a mesma coisa que ser israelita na Faixa de Gaza ou polícia na Cova da Moura. Finalmente também estou curioso para ver se, no meio de algum debate epistemológico mais acalorado, vamos ficar a saber que a professora X vendia tupperware ou que o professor Y era importador de suruma nos anos 60. Isso sim são coisas interessantes.
Zé da Lela
6 Comments:
At terça-feira, fevereiro 26, 2008 11:03:00 da manhã, Anónimo said…
E o "amestrado" é em quê?
At terça-feira, fevereiro 26, 2008 12:07:00 da tarde, Anónimo said…
Em Educação.
At terça-feira, fevereiro 26, 2008 2:26:00 da tarde, Anónimo said…
Qualquer dia temos que combinar um encontro dos membros desta tasca...
Lembrei-me agora...
At terça-feira, fevereiro 26, 2008 2:56:00 da tarde, Anónimo said…
Bem visto.
At sexta-feira, fevereiro 29, 2008 1:07:00 da tarde, Anónimo said…
Bem, estou numa situação semelhante. A fazer um mestrado que ajuda a encher os cofres da faculdade e que é desinteressante e com professores de várias capelinhas com métodos de avaliação que não lembram ao diabo... Ao que parece não é por uma universidade ser prestigiada que a qualidade melhora.
De qualquer forma, não tenho a sorte de ter nenhum político interessante na turma...damm!!!
At terça-feira, janeiro 08, 2013 9:50:00 da tarde, Anónimo said…
Hello. And Bye.
Enviar um comentário
<< Home