Alcabrozes

Érêmes Muites, Apanhárêmes Pôque..., Olha!... Safárêmes!!!

quinta-feira, setembro 15, 2005

Uma perspectiva de Brasil

Uma visão desencantada, do meu amigo Tó Zé Brito, dum Brasil, o "do turista português":
"Como já dizia o outro, 'a sorte de uns é a desgraça de outros. Há quem chore de alegria mas parecem-me haver mais motivos para chorar de tristeza - ou pelo menos não haver tantos motivos para visitar uma cidade sul-americana onde a miséria (a uma escala que nós nunca conhecemos) te entra pelos olhos adentro permanentemente, e onde a escandalosa desigualdade social é aceite com naturalidade, e a vida me parece valer muito pouco (a L. trabalhou aqui no hospital e conheceu o verdadeiro Brasil).
Claro que tudo isto é perpetuado pelas hordas de 'turistas' (isto não é a minha ideia de turismo) que vêem nestes sítios uma oportunidade para acariciarem o ego - isto é, poderem tratar os locais abaixo de merda por uns tostões, e de serem 'reis' em deribado desses mesmos tostões.
O mais interessante é serem estes mesmos ditos 'turistas' e os locais por eles frequentados as zonas que mais chocam. E aí são não tanto os locais, que naturalmente se aperceberam de uma excelente oportunidade de lucro, mas os 'turistas' que metem nojo. Só apetece dizer-lhes 'olha lá, meu monte de
merda, comportas-te assim em Portugal?' Ah, é verdade, nada disto faz diferença porque 'eles são pobres (leia-se mortos de fome) mas são felizes'.
Ok, então 'tá tudo bem. Porque será que todos eles querem é bazar daqui para países 'tristes' do norte da europa?
Em conclusão, há aqui sítios muito bonitos onde podes ter umas boas férias, mas as cidades e os locais onde o 'turismo masculino', para não usar uma palavra mais forte, se concentra são de evitar.
O paraíso é muito longe daqui.
"
Pois...

pedro a.